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ATIVIDADE FÍSICA DURANTE A GESTAÇÃO

08/01/2019    Noticia 1
ATIVIDADE FÍSICA DURANTE A GESTAÇÃO

Esse tema é muito discutido, pois muitas mamães ficam com dúvida se podem ou não praticar atividades como musculação, natação e até mesmo ginástica durante o período de gravidez.

Os professores da Academia Batalha, localizada na Vila Matilde, em parceria com a ginecologista e obstetra Dra. Larissa Mantoan, esclarecem algumas dúvidas sobre o assunto.

De acordo com a Dra. Larissa, não só pode como deve-se praticar atividade física durante uma gestação saudável, porém, com autorização e acompanhamento médico.

Manter ou adotar um estilo de vida ativo durante uma gestação saudável é considerado uma prática segura tanto para o feto como para a mãe”, afirma a médica.

Segundo ela, as atividades mais indicadas são as que melhor se adaptam às características e aos interesses da gestante, visando aumentar a aderência a longo prazo.

Nossos profissionais enfatizam que os exercícios também devem ser realizados de acordo com o condicionamento físico e a disposição da gestante, para que não haja nenhum desconforto para ambos. Quanto à periodicidade, não há nenhuma restrição. É possível praticar exercícios como ginástica, alongamento, hidroginástica, natação e até mesmo musculação durante todo o período de gestação.

Conforme o professor e coordenador de musculação da Academia Batalha, Anderson Luiz, a prática de exercícios durante a gestação traz diversos benefícios como: preparação da musculatura para o peso extra, melhora da postura e condicionamento físico, além de ajudar na recuperação pós-parto. Outras vantagens é controle de peso, redução de estresse e até mesmo melhorar a qualidade do sono e circulação sanguínea, além de exercícios que trabalham a flexibilidade e fortalecimento do quadril facilitando para o trabalho de parto normal.

No entanto, existem alguns cuidados que a Dra. Larissa afirma ser importante tomar: praticar atividades físicas no início da manhã ou no final da tarde devido à temperatura mais amena, evitar exercícios ao ar livre em dias mais úmidos e hidratar-se bem antes, durante e após os exercícios. Outro cuidado fundamental é a nutrição adequada. Orienta-se uma dieta leve de 30 a 60 minutos antes das atividades e evitar tempo prolongado de exercícios (>50 min), devido ao risco de hipoglicemia.

 

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Ginecologista e Obstetra: Dra. Larissa Mantoan–CRM 150774

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